Na última segunda-feira, 11, o vereador Guto Tavares (PDT) apresentou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que propõe a implantação do Sistema de Alerta Rápido em unidades públicas de saúde do município. O uso do dispositivo, conhecido como “Botão do Pânico”, visa reforçar a segurança de profissionais e usuários da rede pública, diante de situações de emergência, ameaças ou violência. Em parceria com o vereador do PDT, Alemão do Transporte (DC) e Danilo Gomes (REPUBLICANOS) também assinam a autoria do projeto.
A iniciativa dos parlamentares reflete os recentes episódios de violência contra profissionais da rede pública de saúde. Em uma reportagem especial exibida pelo Fantástico, a técnica de enfermagem Evelyn Rossi, que trabalha em Guarulhos, relatou o dia em que foi agredida por um paciente, insatisfeito com o número de dias de afastamento concedido por um médico. “Ele me deu um tapa no rosto, começou a me chutar e a bater. Machucou minha barriga e meu braço”, relembrou. Naquela mesma semana, outros dois profissionais da mesma unidade de pronto atendimento também foram agredidos.
De acordo com a proposta, que ainda aguarda a aprovação do plenário, o sistema permitirá o envio de alertas imediatos e georreferenciados à Guarda Civil Municipal (GCM) e a outros órgãos de segurança, incluindo empresas terceirizadas responsáveis pela vigilância nas unidades de saúde. O dispositivo ainda pode servir como um importante aliado na coleta de dados sobre os casos de violência aos profissionais da saúde no município.
Serão contempladas pelo projeto as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais municipais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), farmácias, laboratórios, o SAMU e demais serviços próprios ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município.