Vereador propõe isenção de IPTU para imóveis carentes de serviços essenciais de infraestrutura urbana em Guarulhos

Projeto de Edmilson Souza visa beneficiar moradores de áreas sem coleta de lixo, iluminação, pavimentação ou rede de esgoto
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Guarulhos

O vereador Edmilson Souza (PSOL) apresentou à Câmara Municipal de Guarulhos um Projeto de Lei que prevê isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis localizados em vias públicas que não contem com ao menos dois serviços públicos essenciais, como coleta de lixo, iluminação, pavimentação ou rede de esgoto.

Segundo o parlamentar, a proposta busca garantir justiça fiscal ao corrigir uma desigualdade histórica. “Moradores de regiões carentes de infraestrutura são obrigados a pagar impostos sem receber os serviços correspondentes de infraestrutura urbana”, afirma Souza na justificativa do projeto que ainda aguarda a aprovação do plenário.

De acordo com o texto, a isenção será concedida mediante solicitação do contribuinte, com apresentação de documentos comprobatórios e realização de vistoria técnica pela Prefeitura. Além disso, a renovação do benefício será automática enquanto persistir a ausência dos serviços essenciais. Já as despesas decorrentes de isenção tributária serão cobertas pelas dotações orçamentárias próprias, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A concessão do benefício não exime o Poder Executivo da obrigação de promover, com urgência, a regularização e a oferta dos serviços públicos aos imóveis isentos. O IPTU é um imposto de competência municipal que, conforme dispõe o Código Tributário Nacional, deve incidir sobre propriedades localizadas em zonas urbanas, providas de pelo menos dois dos serviços públicos essenciais.

“A cobrança do IPTU de imóveis em áreas sem a presença mínima desses serviços configura uma infração ao texto legal. A isenção tributária, nessas condições, serve como compensação pela histórica negligência administrativa, incentivo à regularização urbana, e também, estimula o planejamento territorial mais eficiente, direcionando o orçamento e as ações do poder público para as áreas que demandam intervenção”, afirma Edmilson Souza.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Beatriz Barboza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas