Reservatórios da grande São Paulo registram menor nível de água em 10 anos

Volume armazenado caiu para 39,6% da capacidade, influenciado pela escassez de chuvas; situação é a pior desde a crise hídrica de 2015
Foto: Divulgação/ Sabesp

Na última quarta-feira, o nível dos sete reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo chegou a 39,6% da capacidade total, o menor para este período nos últimos dez anos. A Sabesp aponta que a baixa nos volumes é consequência de um longo período com poucas chuvas.

O volume armazenado nos reservatórios em 2025 é o menor desde 2015, quando a região enfrentou a maior crise hídrica de sua história.

Naquele ano, os níveis chegaram a 11,8% e o abastecimento sofreu cortes periódicos.
Após a crise, a Sabesp realizou obras que interligam quase todos os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana. Essa integração permite transferir água entre os sistemas quando algum deles apresenta níveis críticos, garantindo o abastecimento das áreas afetadas.

No sistema Alto Tietê, a média histórica de chuvas para agosto é de 30 milímetros, mas até agora o acumulado é de apenas 2,4 mm. No Cantareira, a chuva registrada chegou a 0,5 mm, bem abaixo da média de 34,2 mm.
Mesmo o sistema Rio Claro, com 20,8 mm, está longe da média histórica de 100,1 mm.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas