A Prefeitura de Guarulhos é alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, 31, no âmbito da Operação Publicanos, que apura irregularidades cometidas na Secretaria de Finanças do Município. Ao todo, mandados de busca e apreensão são cumpridos em 10 endereços.
Em nota enviada ao Radar de Notícias, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que a ação é resultado de um inquérito conduzido pelo Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (SECCOLD). Cerca de 20 viaturas e 50 policias estão nas ruas neste momento.
De acordo com informações do portal G1, há a suspeita de desvios de mais de R$ 1,5 bilhão. As fraudes estariam ocorrendo há quase 20 anos. Funcionários teriam deixado de recolher R$ 750 milhões em impostos de construtoras da cidade nos últimos anos. Ainda segundo o G1, entre os alvos estão as secretarias de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação; e da Justiça, além da Procuradoria do município e a casa de alguns servidores supostamente envolvidos nas ações.
A reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura de Guarulhos.
Confira a íntegra da nota enviada pela SSP-SP ao Radar:
“A Polícia Civil de Guarulhos deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a segunda fase da Operação Publicanos, que tem como objetivo combater e investigar crimes praticados por servidores públicos municipais em prejuízo à Prefeitura da cidade. A ação é resultado de um inquérito conduzido pelo Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (SECCOLD), instaurado para apurar irregularidades na Secretaria de Finanças do município. Ao todo, participam da ação 23 viaturas e 53 policiais civis, visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão em 10 endereços. As diligências seguem”.