Leandro Dourado propõe CNH gratuita para pessoas de baixa renda

Vereador do PMB defende ampliação do acesso ao documento, que representa uma importante ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Guarulhos

O vereador Leandro Dourado (PMB) apresentou um projeto de lei que, se aprovado, utilizará parte da arrecadação de multas de trânsito para custear a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os munícipes de baixa renda de Guarulhos. Com o foco no uso dos recursos públicos já disponíveis, sem gerar aumento de impostos ou na criação de novos encargos à cidade.

O PL 214/2025 prevê a utilização de até 10% das multas de trânsito para custear a primeira CNH de moradores de baixa renda, sem aumento de tributos. O benefício é voltado a quem reside em Guarulhos há pelo menos dois anos, tem renda familiar de até dois salários mínimos, é alfabetizado, maior de 18 anos e está inscrito no CadÚnico.

Na justificativa Leandro Dourado pontua que vincular parte dos recursos de multas de trânsito à formação de novos condutores de baixa renda é uma abordagem socialmente responsável “o projeto adota uma abordagem socialmente responsável, devolvendo à população, em forma de oportunidade, parte do valor arrecadado”. Acrescentando que a CNH para parte dos cidadãos é como “uma oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho, especialmente em setores que demandam mobilidade”.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas