A vereadora Karina Soltur (PSD) protocolou o Projeto de Lei nº 7042/2025, que propõe a implementação da Sala Lilás, um ambiente especializado, destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, que aguardam atendimentos de perícia clínica, avaliação psicológica e acompanhamento psicossocial.
O Governo Federal oficializou, em março deste ano, a criação do Programa Nacional das Salas Lilás. A iniciativa dá continuidade à Lei nº 2.221/2023, sancionada em abril do ano passado pelo presidente Lula (PT), que já previa a implantação dos espaços de acolhimento. A proposta legislativa da vereadora do PSD, que aguarda a aprovação da Casa de Leis, reforça as políticas de prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres na cidade de Guarulhos.
Conforme detalha a parlamentar, as salas serão equipadas para proporcionar atendimento médico, psicológico e social e serão decoradas com o objetivo de garantir um ambiente aconchegante e motivador. Os serviços de saúde garantirão o sigilo e a confidencialidade das informações compartilhadas e, caso necessário, as mulheres atendidas serão encaminhadas para outros serviços de apoio e proteção.
“Existem Salas Lilás em três Distritos Policiais em Guarulhos e nós queremos estender para hospitais, UBS, Centros de Mulheres e repartições públicas que possam acolhê-las com o devido cuidado e respeito que merecem. Neste momento, o que essas mulheres precisam é de amor e carinho, e o lilás simboliza justamente isso: o acolhimento”, disse Karina em um áudio enviado ao Radar de Notícias.
Os locais de instalação da Sala Lilás serão determinados pelo Executivo municipal, podendo funcionar em hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou em outro local julgado adequado