Jair Bolsonaro é preso em Brasília após pedido da Polícia Federal

De acordo com a decisão de Moraes, Bolsonaro tentou quebrar a tornozeleira no início da madrugada deste sábado, o que indicava potencial risco de fuga
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 21, em Brasília, após pedido da Polícia Federal. A ordem foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A prisão de Bolsonaro neste sábado não tem relação com o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. A detenção ocorreu porque, de acordo com o STF, houve o descumprimento de medidas cautelares impostas para o cumprimento da prisão domiciliar, onde Bolsonaro estava desde o início de agosto. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 21, em Brasília, após pedido da Polícia Federal. A ordem foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
De acordo com a decisão de Moraes, Bolsonaro tentou quebrar a tornozeleira no início da madrugada deste sábado, o que indicava potencial risco de fuga.

“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, diz a decisão.”

“O condomínio do réu está localizado a cerca de 13 km (treze quilômetros) do Setor de Embaixadas Sul de Brasília/DF, onde fica localizada a embaixada dos Estados Unidos da América, em uma distância que pode ser percorrida em cerca de 15 (quinze) minutos de carro”, acrescenta Moraes.

A manifestação citada por Moraes foi uma vigília convocada na sexta-feira pelo seu filho, senador Flávio Bolsonaro, para reunir apoiadores em frente ao condomínio em que Bolsonaro reside.

A prisão de Bolsonaro neste sábado não tem relação com o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. A detenção ocorreu porque, de acordo com o STF, houve o descumprimento de medidas cautelares impostas para o cumprimento da prisão domiciliar, onde Bolsonaro estava desde o início de agosto.

Em nota, a defesa de Bolsonaro afirmou que a prisão “causa profunda perplexidade”, acrescentando que seu estado de saúde é “delicado e sua prisão pode colocar sua vida em risco”.

Pouco depois da prisão de Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente nesta sexta.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

André Siqueira

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas