IPVA 2026 começa a ser cobrado nesta segunda-feira, 12, em São Paulo

Pagamento do IPVA 2026 segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até cinco vezes
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O calendário de pagamento do IPVA 2026 tem início nesta segunda-feira, 12, no Estado de São Paulo. Os proprietários de veículos devem ficar atentos às datas de vencimento, que variam conforme o final da placa, para garantir o desconto de 3% no pagamento à vista ou optar pelo parcelamento.

O imposto pode ser quitado em parcela única com desconto ou parcelado em até cinco vezes, sem desconto, respeitando o cronograma definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

Quem tem direito ao desconto

O desconto de 3% no pagamento em parcela única vale para os seguintes tipos de veículos:

  • automóveis;
  • camionetas e caminhonetes;
  • ônibus e micro-ônibus;
  • motocicletas e similares;
  • caminhões e caminhões-tratores.

O valor do imposto pode ser consultado pelo internet banking, caixa eletrônico dos bancos credenciados ou diretamente no site da Sefaz-SP, mediante o número do Renavam.

Calendário do IPVA 2026 com desconto

Confira as datas para pagamento à vista com desconto, conforme o final da placa:

Final 1 – 12 de janeiro
Final 2 – 13 de janeiro
Final 3 – 14 de janeiro
Final 4 – 15 de janeiro
Final 5 – 16 de janeiro
Final 6 – 19 de janeiro
Final 7 – 20 de janeiro
Final 8 – 21 de janeiro
Final 9 – 22 de janeiro
Final 0 – 23 de janeiro

Pagamento a partir de fevereiro

Quem optar por pagar o IPVA a partir de fevereiro perde o direito ao desconto de 3% e também não poderá parcelar o imposto. Nesse caso, o pagamento deverá ser feito em parcela única.

Para quitar o IPVA, basta utilizar a rede bancária credenciada, informando o número do Renavam do veículo.

Formas de pagamento do IPVA 2026

No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento do IPVA. A confirmação ocorre de forma imediata, tornando o processo mais rápido e seguro. O QR Code deve ser gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e pago pelo aplicativo do banco.

Além do Pix, o imposto também pode ser pago:

  • em casas lotéricas;
  • com cartão de crédito, por meio das empresas credenciadas à Sefaz-SP.

Quem optar pelo parcelamento deve ficar atento às datas de vencimento das parcelas. O atraso no pagamento pode gerar multa e juros.

Para mais informações, consulta de débitos ou emissão de guias, o contribuinte pode acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Licenciamento 2026 já pode ser pago em São Paulo

O licenciamento 2026 já está disponível para veículos registrados no Estado de São Paulo, independentemente do final da placa. A regularização antecipada evita pendências e pode ser feita antes do calendário oficial, que ocorre entre julho e dezembro.

O pagamento pode ser realizado de forma rápida pelo site do Detran-SP, com opção de Pix, além da quitação simultânea de multas pendentes, IPVA e até licenciamentos em atraso.

Para licenciar o veículo, é necessário informar o Renavam e pagar a taxa de R$ 174,08. Após a confirmação, o CRLV digital fica disponível para download ou impressão pelos portais do Detran-SP, Poupatempo, Senatran ou pelos aplicativos oficiais.

Caso o licenciamento não esteja liberado, o proprietário deve verificar a existência de multas, débitos, bloqueios judiciais ou outras restrições.

Vale lembrar que dirigir com licenciamento vencido é infração grave, com multa de R$ 293,47 e 5 pontos na CNH. Antecipar o pagamento ajuda a evitar transtornos e penalidades.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Kleber Ribeiro discursa na tribuna da Câmara Municipal

Mais Lidas

Vinicius Tomei

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas