O número de roubos e furtos de veículos caiu 6,8% no primeiro quadrimestre de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão disponíveis em um estudo realizado pelo Boletim Econômico Tracker-Fecap, publicado nesta segunda-feira, 14.
De acordo com o levantamento, a queda mais significativa foi registrada nos meses de janeiro e abril. Os automóveis continuam sendo os principais alvos, mas tiveram uma baixa de 16,3%; o número de ocorrências envolvendo as motocicletas, segunda categoria mais visada, caiu 7,4%. Já as caminhonetes, camionetas e motonetas registraram queda superior a 19%.
Por fim, os caminhões apresentaram a maior retratação proporcional, com 26,3% de redução. No comparativo entre municípios, Guarulhos aparece na terceira posição nos dois anos no ranking estadual de furtos e roubos de veículos.
Em 2024, o município registrou 1407 ocorrências, abaixo das 1450 de Santo André e das 15731 da capital paulista. Já em 2025, foram 1312 roubos e furtos em território guarulhense, contra 1372 de Campinas e 13410 de São Paulo.
O pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), responsável pela produção do estudo Erivaldo Vieira afirma que “Essa baixa pode ser atribuída a uma combinação de fatores, como o aumento da eficiência das políticas de segurança pública, o uso de tecnologias de rastreamento e monitoramento veicular e a maior conscientização dos proprietários de veículos sobre medidas de prevenção”.