A 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) começou nesta segunda-feira, 10, em Belém, no Pará. Durante as próximas duas semanas, líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil debaterão soluções para conter o avanço das mudanças climáticas — e Guarulhos terá uma representante: a vereadora Janete Pietá (REDE).
Em entrevista ao Radar de Notícias, a parlamentar contou que vem se preparando ao longo do ano por meio de cursos e formações voltadas à pauta ambiental. Janete defende que os diferentes níveis do Legislativo tenham participação efetiva nas resoluções e encaminhamentos discutidos durante a conferência.
“As mudanças climáticas têm tido uma repercussão muito grande na vida da população vulnerável. Eu batalhei para construir, junto com outros parlamentares, um entendimento de que a nossa participação é importante”, afirmou a vereadora.
Janete integrará o pavilhão das autoridades nacionais e internacionais. Além de acompanhar os debates, ela pretende buscar parcerias e recursos que possibilitem a implementação local das decisões tomadas na conferência.
“A partir da COP30, vamos entender o que as cidades devem fazer para se adaptar, por exemplo, às enchentes, secas e à destruição das florestas”, explicou. “Queremos financiamento para que as cidades possam se preparar”, declarou.
A COP30 reúne representantes de quase 200 países para discutir estratégias de redução das emissões de gases de efeito estufa, ampliação do uso de tecnologias de energia renovável, financiamento climático para países em desenvolvimento, além da preservação das florestas e da promoção da justiça climática.