Fernanda Curti propõe implantação de casa de acolhimento LGBTQIANP+ em Guarulhos

Projeto de lei prevê espaço para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, com apoio psicológico, jurídico e social
Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarulhos

A parlamentar Fernanda Curti (PT) levou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a fundação da Casa de Acolhimento Institucional para a população LGBTQIANP+ na cidade de Guarulhos. A proposta de nº6110/2025, protocolada em junho, propõe a criação de um espaço dedicado ao acolhimento provisório de pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade social, expulsão do lar, vítimas de violência e LGBTfobia. 

O espaço tem o objetivo de garantir o acesso à educação, cultura, segurança, condições mínimas de habitação e atendimento pedagógico, jurídico e psicológico. A proposta ainda compreende a reinserção social dos acolhidos, bem como o auxílio necessário para que conquistem autonomia. Segundo o documento que detalha o projeto, o serviço terá caráter permanente e contemplará, inclusive, pessoas LGBTQIANP+ com deficiência, que vivam com HIV/AIDS ou que se encontrem em situação de exploração sexual. 

A vereadora destaca que, embora o Brasil tenha registrado uma queda de 16% no número de mortes de pessoas transgêneros, transexuais e travestis em relação ao ano de 2023, o país segue liderando o ranking mundial de assassinatos contra essa população — segundo dados da Rede Trans Brasil.

Curti defende que a implantação da Casa de Acolhimento reforça as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da população LGBTQIANP+, “historicamente marginalizada e vulnerabilizada pela sociedade no mercado de trabalho, educação, saúde e redistribuição de renda”. A vereadora pontua ainda que o atendimento respeitará o nome social e a identidade de gênero do jovem ou adolescente solicitante do serviço.

A proposta, que ainda aguarda deliberação dos parlamentares, sugere que o Executivo municipal celebre contratos de locação ou promova a reforma e adaptação de imóveis próprios ou de terceiros para a implementação do serviço.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Beatriz Barboza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas