Favela da 13 chega à final da Taça das Favelas com direito à transmissão da Globo

Com invencibilidade e apoio da comunidade, equipe de Guarulhos disputa o título do campeonato estadual
Neste sábado, 30, às 14h, a Favela da 13 encara o Vila São José na final da Taça das Favelas São Paulo 2025. A equipe de Guarulhos leva aos gramados do Pacaembu não só o nome da cidade, mas a força do futebol de quebrada que vai muito além das quatro linhas.
A equipe de Guarulhos leva aos gramados do Pacaembu não só o nome da cidade, mas a força do futebol de quebrada que vai muito além das quatro linhas. Foto: @futebolquebrada_

Neste sábado, 30, às 14h, a Favela da 13 encara o Vila São José na final da Taça das Favelas São Paulo 2025. A equipe de Guarulhos leva aos gramados do Pacaembu não só o nome da cidade, mas a força do futebol de quebrada que vai muito além das quatro linhas. A Favela da 13 é bicampeã do torneio regional e agora disputa o título do campeonato estadual. A equipe segue invicta: empatou no primeiro mata-mata contra o Complexo Real, decidido nos pênaltis; venceu a equipe de Heliópolis por 2 a 1; ganhou de 1 a 0 sobre o Guamium nas quartas e carimbou uma vitória elástica de 4 a 2 contra o Santa Clara, que garantiu a vaga para a decisão.

Léo Souza, camisa 10 de 17 anos, contou ao Radar de Notícias como foi o último mata-mata: “Nós começamos ganhando de 1 a 0, mas logo depois os caras empataram e, em seguida, viraram. Aquilo mexeu muito com a gente, mas logo no intervalo a comissão técnica, que é excelente, conversou com o time e entramos bem no segundo tempo. Fizemos mais 3 gols para conseguir sair com a vitória. Esse jogo vai ficar marcado!”.

Segundo o meia, o diálogo entre a comissão técnica, os atletas e seus familiares tem sido “muito bom”. Ele conta que o seu treinador, Vinícius, e Fuscão, principal responsável pela equipe, se preocupam com cada um dos jogadores, já que reconhecem a responsabilidade da grande final, mas não deixam de acreditar no potencial da molecada. “Estamos conversando tranquilo, mas lá o bicho vai pegar mesmo, entrar no Pacaembu e ver o estádio lotado…”, compartilha Léo Souza.

“É um momento de muito orgulho ver aonde não só eu cheguei, mas a Favela da 13 e a minha família — meu pai e minha mãe, que sempre torceram por mim. É a realização de um sonho!”. O jogador ainda compartilhou suas expectativas para o confronto decisivo que será transmitido pela TV Globo: “Pode mudar totalmente o destino da minha vida. O jogo vai ser transmitido para todo o Brasil, talvez para o mundo. É algo muito grande, muito importante”.

A trajetória da Favela da 13 conta com o apoio da CUFA Guarulhos, do IMAQ – Instituto Movendo as Quebradas, da Prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer. A expectativa é que a energia da comunidade se transforme em motivação extra na busca pelo título, em uma final que promete entrar para a história do futebol de várzea e consolidar ainda mais a identidade esportiva de Guarulhos.

Vale lembrar que a cidade acumula grandes feitos na história do torneio: foi destaque em 2022, finalista com a equipe feminina em 2024 e, agora, tem vaga confirmada na final masculina de 2025. A decisão acontece neste sábado, 30, às 14h, na Arena Pacaembu, com transmissão da TV Globo.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Beatriz Barboza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas