As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô em direção a Guarulhos avançaram com o início das escavações na estação Penha de França. Segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô, divulgado recentemente e referente a julho de 2025, começaram também os poços profundos para o rebaixamento do lençol freático.
Com previsão de alcançar 55 metros de profundidade, a estação será uma das mais complexas do projeto. O Consórcio CGC, formado por Crasa, Ghella e Consbem, ficará responsável pela escavação de 6 km de túneis usando uma tuneladora, cuja operação está prevista para 2026, além da instalação de cinco poços de ventilação e saída de emergência.
O trecho em expansão, entre Penha e Dutra, incluira cinco novas estações e cerca de 6,2 km de obras, ampliando em 5,8 km a extensão operacional da linha.
O projeto beneficiará diretamente bairros da Zona Leste de São Paulo, como Penha e Tiquatira, e áreas de Guarulhos, como Ponte Grande e Vila Augusta. Além de ampliar o atendimento, a expansão oferecerá aos usuários das linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM uma rota mais rápida e com menos transferências para a Avenida Paulista e a zona sul da capital.