A Prefeitura de Guarulhos e a EDP removeram, ao longo de 2025, 2,5 toneladas de cabos de empresas de telecomunicações instalados irregularmente na cidade. No total, a Operação Segue o Fio atendeu 25 ruas em nove bairros da cidade. A força-tarefa, iniciada na segunda quinzena de outubro, visa proporcionar mais segurança para a população, bem como promover a diminuição da poluição visual. De acordo com a EDP, foram removidos cabos em vias da Vila Galvão, Jardim Presidente Dutra, Paraventi, Torres Tibagi, Centro, Vila Augusta, Vila Barros, Bonsucesso e Jardim Vila Galvão. O mapeamento das ruas e avenidas com pontos críticos é realizado pela Secretaria de Administrações Regionais (SAR), por meio do Departamento de Iluminação Pública. A pasta recebeu a responsabilidade de fiscalizar o desenvolvimento do serviço.
A remoção dos cabos só ocorre após a EDP entrar em contato com as empresas de telecomunicações, solicitando a adequação do cabeamento. Caso não obtenha resposta, a remoção é executada à revelia. De acordo com a EDP, as empresas de telecomunicações e internet são notificadas constantemente com o objetivo de melhorar e regularizar as condições dos cabos de telefonia e internet compartilhados nos postes.
O compartilhamento de postes de energia elétrica por empresas de telecomunicações e internet é regulamentado por uma resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além da Prefeitura de Guarulhos e da EDP, a Segue o Fio conta com a colaboração das empresas de telecomunicações autorizadas a prestar serviços em Guarulhos.
Ruas e avenidas atendidas
De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de Guarulhos, os atendimentos ocorreram nas avenidas Dr. Timóteo Penteado, Carmela Thomeu, Tiradentes e Rio Real, e nas ruas da Verdade, Porto Nacional, Ibiúna, Amazonas, Cônego Valadão, Castelo Branco, Jardel Filho, Sérgio Rabelo, Maurício, José Oliveira, Aporé, São Gabriel, Lucinda Rabelo, José Bonifácio, Brasília, Cristóvão Colombo, Sapucaia, Vicente Melro, Lalau Rabelo e Haroldo Lobo.