Delegado Mesquita propõe “Lei Anti-Adulteração” para garantir descarte correto de garrafas de bebidas alcoólicas em Guarulhos

Projeto de Lei prevê inutilização obrigatória de garrafas para combater a adulteração de bebidas e o mercado clandestino
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Guarulhos

O vereador Delegado Mesquita (Republicanos) protocolou na Câmara Municipal de Guarulhos o Projeto de Lei nº 437/2025, que trata do descarte correto de garrafas de bebidas alcoólicas na cidade. Batizada pelo parlamentar como “Lei Anti-Adulteração”, a proposta surge em resposta ao alerta recente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre o aumento de casos de intoxicação por metanol, causados por bebidas adulteradas. Até o dia 1º de outubro, última quarta-feira, Guarulhos já havia registrado dois casos suspeitos: um paciente segue internado na cidade e outro em São Paulo.

O projeto visa prevenir a adulteração de bebidas alcoólicas por meio da reutilização de garrafas de vidro originais. Para isso, estabelece que bares, restaurantes, distribuidoras, casas noturnas, adegas e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas façam o descarte exclusivo das garrafas em pontos de coleta autorizados pela Prefeitura. A medida também se estende a eventos temporários, como shows, festivais, feiras, torneios e festas populares.

De acordo com o texto, as garrafas devem ser inutilizadas no próprio local de consumo ou venda — por meio de quebra, perfuração, corte ou outro método que impeça sua reutilização — antes de serem encaminhadas aos pontos de coleta, os quais deverão ser previamente cadastrados e fiscalizados pelo Poder Executivo. Além disso, o projeto proíbe a venda, doação ou entrega das garrafas a terceiros não credenciados.

“Com a obrigatoriedade da inutilização das garrafas nos locais de consumo e a destinação exclusiva a pontos autorizados, Guarulhos avança para reduzir a disponibilidade de embalagens ao mercado clandestino, inibir a adulteração de bebidas, proteger a saúde da população e assegurar a destinação responsável do vidro”, destaca o vereador Delegado Mesquita na justificativa do projeto.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Beatriz Barboza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas