O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, afirmou com exclusividade ao Radar de Notícias que a base da Polícia Militar localizada na Praça 8, no Taboão, não sairá de lá. A declaração foi dada após o nosso telejornal exibir reportagem informando que o capitão da PM Fulasi, responsável pelo local, elaborava um estudo para discutir a possibilidade de substituir o modelo vigente pelo policiamento móvel.
“O posto policial da Praça 8 não sairá de lá. Isso nos foi garantido pelo coronel Gentil Carvalho, do CPA M7 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana)”, disse Lucas Sanches ao Radar de Notícias na noite da última terça-feira, 29.
De acordo com o capitão Fulasi, o modelo de base fixa compromete a mobilidade da equipe e limita ações mais efetivas. Questionado sobre o argumento do policial militar, Sanches foi categórico: “toda base fixa compromete o efetivo que poderia estar na rua. Porém, em alguns pontos, como ali, base que está instalada há tanto tempo, sua saída causaria uma sensação de insegurança muito grande”.
A possibilidade de retirada da base fixa mobilizou os moradores, que passaram a coletar assinaturas pedindo a sua manutenção, com a implantação da Operação Delegada, modelo em que os policiais atuam em dias de folga mediante convênio com a Prefeitura. Indagado sobre essa possibilidade, o prefeito Lucas Sanches disse estar “dialogando” com todas as forças de segurança para executar “ações estratégicas” no combate à criminalidade.