O número de mortes no trânsito em Guarulhos caiu 26,5% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados do sistema Infosiga-SP, do Governo do Estado de São Paulo.
Com isso, Guarulhos deixa de ser considerada a cidade com o trânsito mais perigoso do Estado, entre os municípios com mais de 300 mil habitantes. O levantamento também aponta uma queda de 10% nas mortes de motociclistas em junho, em comparação com o mesmo mês de 2024.
Entre as principais iniciativas da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana estão a fiscalização do tráfego pelas equipes de segurança; a adaptação de ruas e avenidas para otimizar o fluxo; modernização da sinalização com colocação de placas; pintura viária; taixas de travessia e equipamentos de segurança; alem da promoção de campanhas educativas e ações de conscientização organizadas pela Escola de Mobilidade Urbana.
Neste ano, a cidade passou a integrar a Rede Laço Amarelo, uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária que propõe compartilhar a segurança no trânsito e apoiar a criação de políticas públicas com impacto social duradouro.