Neste sábado, 19, das 8h às 16h, as UBS São Ricardo, Taboão e Nova Cidade estarão abertas à população com serviços de atenção primária. A iniciativa dá destaque à vacinação e testagem rápida para diagnóstico das hepatites B e C, como parte da campanha Julho Amarelo.
As unidades seguem com a oferta de imunizantes contra gripe, febre amarela e especialmente sarampo, diante do recente alerta da Secretaria de Estado da Saúde sobre o risco de reintrodução do vírus em São Paulo. A pasta municipal da Saúde ainda reforça a importância da vacinação contra a gripe, que ainda não atingiu a meta de 90% de cobertura entre os grupos prioritários.
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, o cartão do SUS e, no caso das crianças, a carteirinha de vacinação para avaliação do esquema vacinal, que deve estar atualizado — sobretudo com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Como parte da campanha do Julho Amarelo, as unidades também intensificarão os testes de detecção de hepatites virais, tipos B e C. A recomendação do Ministério da Saúde é para que todas as pessoas com mais de 20 anos realizem o exame ao menos uma vez na vida, já que as infecções hepáticas podem evoluir de forma silenciosa quando não diagnosticadas precocemente. Os testes são gratuitos, rápidos e o resultado fica pronto em poucos minutos.
Demais serviços, como retirada de medicamentos, aferição de pressão arterial e de glicemia (com pedido médico), testes rápidos para detecção de HIV e sífilis, além de orientações sobre saúde e bem-estar, estarão disponíveis sem necessidade de agendamento prévio. Somente as consultas médicas e o exame de Papanicolau devem ser agendados com antecedência.
UBS São Ricardo: Rua Soldado Jair da Silva Tavares, 4, Vila São Ricardo
UBS Taboão: Rua Maria Elisa, 80, Parque Santo Agostinho
UBS Nova Cidade: Rua Ângelo Roberto Orsomarso, 146, Jardim Nova Cidade