Na última quinta-feira, 30, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos (STAP) realizou a primeira assembleia da Campanha Salarial de 2026, a qual teve seu início estrategicamente antecipado para outubro. O encontro reuniu servidores de diferentes setores do funcionalismo, que construíram coletivamente e aprovaram a Pauta de Reivindicações que será encaminhada à Prefeitura.
Entre os principais itens aprovados estão o pedido de reajuste de 20% nos salários, no Vale-Alimentação, no Vale-Refeição e na cesta básica, além da manutenção de todos os direitos já conquistados. “Queremos que a Prefeitura faça uma reserva financeira para evoluir os planos de carreira e permitir ganho real aos trabalhadores do serviço público”, afirmou o secretário-geral do STAP, Rogério de Oliveira.
Segundo o presidente do Sindicato, Pedro Zanotti Filho, a mobilização antecipada reforça a importância da união da categoria. “Iniciar a Campanha Salarial desde já é fundamental. É nesse momento que o orçamento está sendo discutido. É preciso garantir que o Servidor esteja incluído nas prioridades do município. Mobilizar cedo é o caminho para conquistar resultados concretos”, destacou Pedro.
A pauta de reivindicações aprovada será protocolada na Secretaria de Gestão, no Governo e também na Câmara Municipal, para que todos os vereadores tenham acesso e acompanhem as demandas dos Servidores.
Em novembro acontecem as audiências públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA), que definem as receitas e despesas do município para o próximo ano. O objetivo do Sindicato é garantir que o reajuste dos Servidores esteja previsto no orçamento municipal de 2026.