Nos últimos dias, o prefeito Lucas Sanches nomeou familiares e pessoas de confiança do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como “Xerife do Consumidor”, com quem rivalizou na campanha eleitoral de 2024. Segundo relatos feitos ao Radar de Notícias, o apoio do parlamentar da ALESP à atual gestão foi costurado nos últimos dias e a expectativa é que o Xerife seja contemplado com mais cargos nos próximos dias.
As movimentações já começaram a aparecer no Diário Oficial do município: no dia 15 de julho, o chefe de gabinete do prefeito, Caio Santos, assinou 13 nomeações, sendo ao menos seis delas de pessoas associadas ao deputado. Vanessa Aldrey Cavalcante Silva, filha de Jorge Wilson, foi nomeada assessora especial na Secretaria da Justiça; Willian Nunes Fernandes da Silva, genro, casado com Greyce Kelly Dias Gonçalves de Mattos, foi designado assessor especial na Subsecretaria de Políticas para Idoso.
Ambos haviam sido exonerados de suas funções em janeiro deste ano, no início da gestão Lucas, e agora são recolocados. A filha do Xerife atuou na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres como assessora especial, enquanto o genro esteve à frente da Secretaria de Esporte e Lazer, no cargo de Diretor de Departamento.
Entre as demais nomeações está a de Vinicius Rocha Olivier, ex-assessor de Gestão da Secretaria de Esporte e Lazer e agora assessor especial na Subsecretaria da Juventude. Sonia Regina Barros foi indicada como assessora de gabinete na Secretaria da Justiça – ela é braço direito de Vera Tulher, ex-coordenadora do Procon, irmã de Shirley Tulher, chefe do gabinete de Jorge Wilson na ALESP.
Silmara Bispo Xavier, nomeada assessora de gabinete na Secretaria de Gestão, atuou como assessora de gestão do Procon, órgão no qual Jorge Wilson iniciou sua trajetória política em Guarulhos no início dos anos 2000. A profissional já ocupava um cargo comissionado sob a indicação do Xerife em 2016, segundo reportagem da “Folha Metropolitana”. Além disso, há a nomeação de Nayara Oliveira Ludwig, ex-assessora de gestão da Secretaria de Gestão, exonerada em janeiro, que retorna ao cargo. Segundo fontes, Ludwig atuou na campanha mal sucedida do Xerife à Prefeitura em 2024.
Procurado para comentar as indicações, o deputado Jorge Wilson se limitou a dizer, através de sua assessoria de imprensa, que: “A nomeação de secretários e demais cargos da administração municipal é uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. O papel do deputado é legislar, fiscalizar e, acima de tudo, buscar recursos para Guarulhos”.