Neste sábado, 30, às 14h, a Favela da 13 encara o Vila São José na final da Taça das Favelas São Paulo 2025. A equipe de Guarulhos leva aos gramados do Pacaembu não só o nome da cidade, mas a força do futebol de quebrada que vai muito além das quatro linhas.
A Favela da 13 é bicampeã do torneio regional e agora disputa o título do campeonato estadual. A equipe segue invicta: empatou no primeiro mata-mata contra o Complexo Real, decidido nos pênaltis; venceu a equipe de Heliópolis por 2 a 1; ganhou de 1 a 0 sobre o Guamium nas quartas e carimbou uma vitória elástica de 4 a 2 contra o Santa Clara, que garantiu a vaga para a decisão.
Léo Souza, camisa 10 de 17 anos, contou ao Radar de Notícias como foi o último mata-mata: “Nós começamos ganhando de 1 a 0, mas logo depois os caras empataram e, em seguida, viraram. Aquilo mexeu muito com a gente, mas logo no intervalo a comissão técnica, que é excelente, conversou com o time e entramos bem no segundo tempo. Fizemos mais 3 gols para conseguir sair com a vitória. Esse jogo vai ficar marcado!”.
Segundo o meia, o diálogo entre a comissão técnica, os atletas e seus familiares tem sido “muito bom”. Ele conta que o seu treinador, Vinícius, e Fuscão, principal responsável pela equipe, se preocupam com cada um dos jogadores, já que reconhecem a responsabilidade da grande final, mas não deixam de acreditar no potencial da molecada. “Estamos conversando tranquilo, mas lá o bicho vai pegar mesmo, entrar no Pacaembu e ver o estádio lotado…”, compartilha Léo Souza.
“É um momento de muito orgulho ver aonde não só eu cheguei, mas a Favela da 13 e a minha família — meu pai e minha mãe, que sempre torceram por mim. É a realização de um sonho!”. O jogador ainda compartilhou suas expectativas para o confronto decisivo que será transmitido pela TV Globo: “Pode mudar totalmente o destino da minha vida. O jogo vai ser transmitido para todo o Brasil, talvez para o mundo. É algo muito grande, muito importante”.
A trajetória da Favela da 13 conta com o apoio da CUFA Guarulhos, do IMAQ – Instituto Movendo as Quebradas, da Prefeitura e da Secretaria de Esportes e Lazer. A expectativa é que a energia da comunidade se transforme em motivação extra na busca pelo título, em uma final que promete entrar para a história do futebol de várzea e consolidar ainda mais a identidade esportiva de Guarulhos.
Vale lembrar que a cidade acumula grandes feitos na história do torneio: foi destaque em 2022, finalista com a equipe feminina em 2024 e, agora, tem vaga confirmada na final masculina de 2025. A decisão acontece neste sábado, 30, às 14h, na Arena Pacaembu, com transmissão da TV Globo.