Na última segunda-feira, 4, a Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) apoiou de forma unânime a adoção de uma nova reforma estatutária, que será votada nesta sexta-feira, 8, às 15h, na Assembleia Geral Extraordinária convocada pela gestão. A apreciação e votação da proposta acontece na sede da entidade e é voltada exclusivamente aos associados com direito ao voto.
De acordo com a Diretoria Executiva da ACE, o estatuto vigente está desatualizado em termos de forma e conteúdo. A proposta de atualização tem o objetivo de alinhar o documento às práticas modernas exigidas pelo associativismo, com foco em governança, transparência e maior efetividade nas tomadas de decisões internas.
O novo estatuto propõe ainda que a duração do mandato da diretoria da ACE coincida com o mandato do Executivo municipal e, portanto, garanta uma aproximação da entidade à administração e demandas da cidade. A proposta segue o movimento de outras entidades empresariais de destaque nacional, que já adotaram modelos mais dinâmicos de gestão.
A possível reforma estatutária, no entanto, tem dividido opiniões dentro da entidade. Carlos Dias, vice-presidente da ACE-Guarulhos, se posicionou contrário à adoção do novo estatuto e questionou a alteração da duração do mandato.
“Por que alguém que fez um excelente trabalho, que concluiu seu mandato com reconhecimento, não entrega o bastão com dignidade? Nas próximas eleições, com o apoio de todos, poderia voltar com mais força ainda. Mas a pergunta é: por que mudar o estatuto para se manter no poder? Isso não soa estranho?”, provocou em suas redes sociais.