Após uma série de atrasos, o People Mover do Aeroporto de Guarulhos — aeromóvel que promete facilitar a conexão entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais do aeroporto — tem nova data prevista para entrar em operação: 31 de agosto. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
A operação deve começar em horário reduzido, antes de funcionar plenamente, das 4h à meia-noite, acompanhando o itinerário da CPTM. Uma cerimônia de inauguração está sendo articulada para setembro, mas ainda depende de alinhamento entre a GRU Airport e o Ministério de Portos e Aeroportos. Para cumprir o novo prazo, o aeromóvel passou por uma bateria de testes técnicos. Em janeiro, a fase de pré-operação percorreu 100 km com cerca de 20 pessoas a bordo, simulando situações reais, como paradas e fluxo de passageiros.
Cada trem tem dois vagões e capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo, da estação da CPTM até os três terminais, levará seis minutos. O sistema poderá atender até 4 mil passageiros por hora, percorrendo um trilho de 2.700 metros às margens da rodovia Hélio Smidt.
O acesso ao aeromóvel será gratuito e também poderá ser utilizado para deslocamentos internos entre os terminais. O investimento total na obra é estimado em R$300 milhões, financiados com recursos da outorga da GRU Airport e incentivos fiscais do Governo de São Paulo.
Vale lembrar que, inicialmente, a previsão era colocá-lo em funcionamento no primeiro semestre de 2024 — prazo depois adiado para o segundo semestre, que novamente não foi cumprido. O atraso lembra o caso da própria estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM, entregue apenas em 2018, embora prometida para a Copa do Mundo de 2014. Até hoje, o trajeto entre a estação e os terminais do aeroporto ainda é feito por ônibus.