No mês de agosto, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Guarulhos alcançou a menor taxa mensal de roubos desde o início da série histórica, iniciada em 2001 — os dados indicam uma queda de 30% em relação ao mesmo mês do ano passado.
De janeiro a agosto de 2025, os roubos no município apresentaram uma queda acumulada de 7% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta o menor índice de roubo de veículos em quase três anos — uma redução de 41% na comparação com agosto de 2024. Já os roubos de carga caíram 15% no mesmo período.
A diminuição também se estendeu a outras modalidades do crime: os furtos de veículos caíram quase 22%, enquanto os furtos de objetos pessoais — como celulares, bolsas e carteiras — caíram mais de 10% no mês de agosto. Segundo a Prefeitura de Guarulhos, o resultado positivo pode ser atribuído ao reforço nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM), que, desde o início da atual gestão, recebeu 54 novas viaturas e intensificou as operações contra o crime e a presença de agentes de segurança na rua.