Projeto propõe prioridade a micro e pequenos empreendedores de Guarulhos em compras públicas

Proposta de Edivaldo Correa prevê preferência em licitações de alimentos para a merenda escolar
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Guarulhos

O vereador Edivaldo Correa (PRTB), suplente de Welliton Bezerra na Câmara, protocolou o Projeto de Lei nº 454/2025, que propõe dar prioridade a micro e pequenas empresas e agricultores familiares da cidade na contratação de alimentos para a merenda escolar, realizadas pela Administração Pública Municipal.

De acordo com o texto, o Poder Executivo deverá priorizar fornecedores locais sempre que houver equivalência de preço, qualidade e prazo em relação às demais ofertas. O projeto também prevê a criação do Cadastro Municipal de Fornecedores Locais, a fim de facilitar a participação de pequenos empreendedores e produtores familiares em licitações e compras públicas realizadas pela Prefeitura.

“O projeto contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e para o fornecimento de produtos mais frescos e saudáveis aos alunos da rede municipal. Além disso, promove a participação de pequenos empreendedores em processos licitatórios, democratizando o acesso às compras governamentais e estimulando o empreendedorismo local”, defende Edivaldo Correa no documento que detalha a propositura.

A proposta está alinhada à Lei Complementar Federal nº 123/2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e à Lei nº 11.947/2009, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Caso seja aprovada, a nova legislação permitirá que a Prefeitura de Guarulhos regulamente os critérios e procedimentos técnicos necessários para a efetivação da política.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Beatriz Barboza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas