Câmara aprova projeto de Martello que cria política municipal de apoio a cuidadores de idosos

Projeto cria Fundo, Programa de Valorização e Comitê para fortalecer o cuidado à população idosa
Projeto cria Fundo, Programa de Valorização e Comitê para fortalecer o cuidado à população idosa
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Guarulhos.

Na sessão da última quarta-feira, 22, a Câmara Municipal de Guarulhos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 53/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Fausto Miguel Martello (Republicanos), que institui a Política Municipal de Apoio aos Cuidadores de Idosos.

De acordo com o texto aprovado, a nova política tem como objetivo reconhecer, apoiar e qualificar cuidadores — profissionais e familiares — que se dedicam ao cuidado de pessoas idosas no município. Entre as principais diretrizes do projeto estão: a capacitação contínua, a criação de redes de apoio psicológico, social e jurídico, e a integração entre famílias, serviços de saúde e assistência social.

A propositura estabelece ainda a criação do Fundo Municipal de Apoio aos Cuidadores de Idosos, que reunirá recursos orçamentários, contribuições e transferências; o Programa de Valorização dos Cuidadores, que prevê certificações, campanhas educativas e facilitação de acesso a equipamentos de assistência; e o Comitê Municipal de Apoio aos Cuidadores, que será responsável por acompanhar, avaliar e propor aprimoramentos à política pública.

“Cuidar de quem cuida é garantir dignidade e qualidade de vida aos nossos idosos. Esse projeto é um passo importante para fortalecer essa rede essencial”, destaca o presidente Martello no documento que detalha o projeto, que segue agora para análise do prefeito Lucas Sanches (PL), que decide se vai vetar ou sancionar o texto.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas