Depois de um ano marcado por queixas de pacientes sobre demora excessiva no atendimento, falhas no serviço preferencial e falta de estrutura adequada na Farmácia de Alto Custo de Guarulhos, o Governo de São Paulo afirmou que prevê ampliar o atendimento a partir do início de 2026. A promessa chega após sucessivas denúncias, relatos de usuários e até uma moção de repúdio aprovada pela Câmara Municipal.
Em setembro, o Radar de Notícias esteve na unidade. Um dos pacientes ouvidos pela reportagem relatou já ter aguardado cerca de uma hora e meia apenas para conseguir entrar no estabelecimento. Segundo ele, mesmo tendo passado recentemente por uma cirurgia, não recebeu atendimento prioritário.
Outra paciente reconheceu que, apesar da demora, nunca deixou de receber os medicamentos corretamente e conforme a prescrição médica. Para ela, porém, a principal deficiência está na infraestrutura: o espaço interno é pequeno e não comporta o volume de pacientes. Do lado de fora, não há cobertura, como toldos ou tendas — os usuários ficam totalmente expostos ao tempo.
Naquela ocasião, a reportagem identificou 18 guichês de atendimento: 15 destinados à checagem de laudos e receitas e três reservados exclusivamente para a entrega dos medicamentos. Ainda assim, pacientes afirmaram que o número de profissionais é insuficiente para garantir fluidez ao serviço, especialmente em dias de alta demanda.
Ainda em setembro, o vereador Daniel Alves (DC) protocolou na Câmara Municipal uma moção de repúdio ao atendimento oferecido pelo equipamento. No documento, ele pediu ao Governo do Estado de São Paulo que adotasse, via Secretaria Estadual da Saúde, medidas imediatas para corrigir falhas estruturais e operacionais do serviço. Segundo o parlamentar, a unidade do Gopoúva, na avenida Emílio Ribas, única em toda a cidade, atende moradores de 11 municípios e registra cerca de 22 mil atendimentos mensais — uma média de mil por dia.
“É inadmissível que as pessoas sejam atendidas por ordem de chegada e aguardem horas, sendo que já se sabe exatamente quantos pacientes passam por lá diariamente. Há tecnologia suficiente para organizar esse fluxo e implementar agendamentos”, disse Alves ao Radar.
Questionado sobre o retorno do Palácio dos Bandeirantes à moção, o vereador afirmou que as respostas continuam “no campo da promessa”. Após o envio do documento, ele voltou a oficiar o Governo do Estado, mas, segundo relata, recebeu apenas a informação de que há estudos em andamento para viabilizar melhorias, sem detalhes.
“Conversei com o secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves, e ele afirmou que o tema já está em discussão, inclusive no Conselho do Alto Tietê. Há indícios de que possa ocorrer alguma mudança ou até uma reforma do espaço. Mas não existe prazo. Nada. Não há qualquer informação concreta que possamos repassar”, concluiu.
Em outubro, os vereadores Danilo Gomes, Gilvan Passos e Delgado Mesquita, todos do Republicanos, além de Alemão do Transporte (DC), foram recebidos pela coordenadora de Assistência Farmacêutica do Estado de São Paulo, Ana Cristina Lo Prete, para tratar do assunto. Segundo Danilo Gomes, a reunião discutiu a possibilidade de descentralizar a entrega dos medicamentos em Guarulhos e ampliar o espaço da unidade. Ele afirmou ainda que uma nova reunião estava prevista para ocorrer em cerca de dois meses.
“Até agora, porém, não tivemos retorno. Eles informaram que o processo ainda está na fase de licitação, ou de adesão ao contrato. O secretário está conduzindo esse trâmite junto com o prefeito Lucas Sanches para viabilizar a adesão e iniciar a distribuição dos medicamentos na cidade”, afirmou à reportagem.
Ao Radar de Notícias, a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Guarulhos informa que, em parceria com a Prefeitura, “visa oferecer, no início do ano que vem, novos pontos de retirada de medicamentos, para facilitar o acesso ao serviço. Também está em fase de expansão o aplicativo Remédio Agora, que permitirá o agendamento prévio do dia e horário para retirada dos medicamentos na unidade, reduzindo o tempo de espera e proporcionando mais comodidade aos usuários”.