Justiça de São Paulo derruba liminar, e embate entre Lucas e Elói por pintura dos ônibus e seguirá no TJ-SP

Mérito da ação será julgado por órgão colegiado do tribunal, que vai avaliar legalidade da mudança de coloração de equipamentos públicos
Foto: Reprodução/ Diego Frois/PMG

No dia 14 de agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar, proposta pelo ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que obrigava o atual governo municipal a interromper a pintura da frota de ônibus em uso na cidade.

A ação contestava a Portaria n° 04/2025, enviada em 25 de março, que prevê a padronização visual com as cores azul e amarelo, associadas ao PL (Partido Liberal), legenda do atual prefeito, Lucas Sanches. A mudança inclui ônibus, prédios públicos, equipamentos municipais, como o Teatro Adamastor, o Restaurante Popular, o Ginásio Bom Clima, lixeiras, uniformes de garis e escolas municipais.

Na última sexta-feira, 22, no entanto, a liminar de Elói foi derrubada por decisão do desembargador Rebouças de Carvalho, do TJ-SP, atendendo ao pedido da Prefeitura para a continuidade da padronização visual nos ônibus e demais equipamentos públicos.

A disputa judicial entre Elói Pietá e a atual gestão envolve a interpretação que as cores causam e possíveis violações à Constituição. A Prefeitura sustenta que a padronização visual se aplica apenas a veículos e estruturas novas. Já Elói alega que a intenção é estender as cores do partido do prefeito a toda a cidade, o que, segundo ele, configura uso indevido do transporte público.

Procurado pelo Radar, Elói afirmou: “Temos muitos lances a disputar. Consegui uma decisão que, na minha opinião, está bem fundamentada, enquanto a decisão do desembargador, ao atender o recurso da Prefeitura, é frágil. Vamos apresentar nossas alegações e acredito que, no mérito, teremos vitória, porque a jurisprudência é amplamente favorável a nós.”

A medida da Prefeitura pode ferir o artigo 37 da Constituição Federal, que determina que a administração pública deve seguir os princípios da impessoalidade e da moralidade, impedindo o uso de símbolos ou cores que promovam partidos ou figuras públicas.

Últimas notícias

ENIAC_DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2026-01-12 at 16.19
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.43
IPVA_00
Rubro-negro guarulhense enfrenta o Rio Branco-ES às 13h, com entrada gratuita, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Mais Lidas

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Notícias relacionadas